A China é o principal parceiro comercial do Piauí, quando somou mais de US$ 1 bilhão de dólares em exportações em 2023, com destaque a soja e o milho. No mesmo ano, a importação de produtos chineses alcançou cerca de US$ 53 bilhões, em maquinário, eletrônicos e manufaturados, chegando ao Piauí.
Para avançar ainda mais nessa parceria, a Investe Piauí coordena uma missão empresarial ao país com mais de 80 empreendedores de diversos segmentos com objetivo de identificar oportunidades para ampliação da relação comercial entre os dois países. Além disso, inaugurou nesta segunda-feira (14), um escritório na cidade de Xiamen.
O governador do estado, Rafael Fonteles, que cumpre agenda oficial ao país asiático, avalia que a presença da comitiva empresarial no país é mais um passo importante na abertura econômica. “Garante exatamente a transferência de tecnologia e fortalecimento das relações comerciais do Piauí com o mundo”, pontuou Fonteles.
A Missão Empresarial da Investe Piauí na China prevê também um Encontro de Negócios entre empresários piauienses e asiáticos da Província de Fujian, com o objetivo de fomentar novos negócios. Outro destaque é a visita à Feira de Cantão, a maior feira do mundo para importação de produtos, que permitirá aos empresários piauienses explorar novas ideias e oportunidades de parcerias.
Novo escritório Investe Piauí
O novo escritório está localizado no complexo Sea World de Xiamen, na China, em edifício dedicado especialmente à mediação de negociações entre os países que compõem o BRICS, grupo de países emergentes, formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
O plano de consolidação das relações bilaterais iniciado em outubro de 2023 pelo Governo do Piauí conta com pilares estratégicos que visam expandir as oportunidades de negócios para o estado. Entre esses pilares estão a abertura do escritório da Investe Piauí na cidade de Xiamen.
O espaço busca internacionalizar a economia do Piauí a partir da expansão das relações comerciais e de investimentos. Logo após a inauguração, iniciaram-se rodadas de negócios entre empresários chineses e mais de 80 empresários piauienses, em mais uma edição do Investe Piauí Day.
“Neste edifício temos instaladas 75 empresas de várias partes do mundo, especialmente dos países do BRICS. A Investe Piauí surge aqui como a primeira presença brasileira neste complexo. É importante frisar que temos o nosso escritório próprio, mas todo o complexo pode ser frequentado e utilizado. Logo, temos uma oportunidade única de fortalecer as relações comerciais, os investimentos, a transferência de tecnologias e muito mais”, disse o gestor em suas redes sociais.
Com a inauguração de mais um escritório da Investe Piauí, o estado passa a ter, agora, cinco espaços próprios voltados para apresentar suas potencialidades, realização de negócios e atração de investidores e investimentos ao Piauí. No Brasil, eles estão localizados em Teresina (PI) e São Paulo (SP). No exterior, em Lisboa (Portugal), Boston (EUA) e, agora, em Xiamen (China).