Do Enviado Especial – Walter Santos
Urumqi– Mais de duzentos países estão presentes a partir desta segunda-feira (14) na 6ª Cúpula Global de Mídia,no Centro Internacional de Convenções e Exposições de Xinjiang em Urumqi, Região Autônoma Uigur de Xinjiang, noroeste da China com objetivo de debater os efeitos da Inteligência Artificial e todos os avanços do ecossistema tecnológico e, ao mesmo tempo, encarar e criar meio de solução para o problema da disseminação de fakenews no planeta.
O Brasil está sendo representado pela Revista NORDESTE e Folha de São Paulo, pelos seus executivos, respectivamente, Walter Santos (que aqui vos escreve) e Marcelo Benez.
Gerar unidade no enfrentamento à desiformação diante da já constatada disseminação de ódio e fakenews, os organizadores convocam os veículos de comunicação para encarar esse sério desafio.
A Cúpula se realiza no decorrer desta semana com a apresentação de análises e propostas pelos representantes dos países.
O fundador e editor-chefe da NORDESTE pretende registrar junto à organização a experiência da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) por meio do Departamento de Jornalismo, Mídia Digital, Centro de Informática com participação da API e AMDI em parceria com a Secitec-PB, a iniciativa do Alumia, Laboratório de Combate à Desinformação, inclusive, lançado na Paraíba, na última sexta-feira (11).
*O jornalista viaja a convite da Agência de Notícias Xinhua