A Mercedes-Benz do Brasil anunciou, nesta sexta-feira (11), uma parceria com a Raízen Power em uma das maiores usinas de energia solar fotovoltaica do Rio Grande do Norte. A iniciativa inclui a aquisição de participação na gestão do projeto que se estende por 600 hectares em Santana do Matos e é composta por quatro usinas solares, com capacidade instalada total de 117,54 MW.
A partir dessa aquisição, a Mercedes-Benz adotará o modelo de autoprodução, garantindo acesso a 100% de energia renovável. Essa ação alinha a empresa à estratégia global da Daimler Truck, que visa aumentar o uso de fontes limpas e reduzir os custos com eletricidade nas fábricas de veículos comerciais em São Bernardo do Campo e Juiz de Fora, Minas Gerais.
Segundo informou a companhia, a energia gerada pelas usinas solares pode evitar a emissão de cerca de 20 mil toneladas de dióxido de carbono (CO₂) por ano, o que equivale ao consumo energético de aproximadamente 48 mil residências, ou ainda o equivalente ao plantio de 140 mil árvores. Intitulado projeto Dunamis, em Santana do Matos, vai garantir a necessidade de energia para as fábricas da montadora no Brasil, contribuindo diretamente para a descarbonização e sustentabilidade.
Desde a construção das usinas, a Raízen Power já implementou diversas ações sociais em Santana do Matos, incluindo melhorias na iluminação escolar, construção de abrigos para passageiros de ônibus e fornecimento de energia elétrica gratuita para a prefeitura, além de gerar empregos e capacitar a mão-de-obra local em parceria com o SENAI.
*Com informações da Mercedes-Benz