Rota da avicultura caipira estimula produção e cria novo polo em Sergipe

Mais desenvolvimento, renda e qualidade de vida para os produtores rurais do Nordeste. É isso que a criação do segundo polo da Rota da Avicultura Caipira,  parte do Programa Rotas de Integração Nacional (Rotas) do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), vai proporcionar para o estado de Sergipe. Nesta sexta-feira (11), acontece a 2ª Oficina Regional dos Polos da Avicultura Caipira do Nordeste, que oficializa a criação do novo polo.

Equipes da Secretaria Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial (SDR) estão em Simão Dias, onde o novo polo será instalado, para debater com produtores as principais ações públicas a serem realizadas e firmar parcerias com avicultores, associações, cooperativas e empresas em prol do fortalecimento da cadeia produtiva da avicultura caipira. O outro polo da Rota da Avicultura Caipira fica na Paraíba e há expectativa de criação de novos polos no Nordeste.

Nesta quinta-feira (10), foi realizado o 1º Fórum Estadual do Arranjo Produtivo da Avicultura Caipira com o objetivo de mobilizar o setor produtivo, lançar luz sobre o tema e integrar os agentes e as políticas públicas. A secretária Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial, Adriana Melo, destacou a importância da iniciativa.

“Por meio das rotas, buscamos identificar os elos faltantes da cadeira produtiva. Às vezes falta assessoria técnica, outras vezes o índice de informalidade é muito alto e algumas etapas da produção podem estar desarticuladas. As rotas sanam esses problemas e consolidam as cadeias produtivas em todas suas etapas”, afirmou. “A produção caipira está presente no País inteiro, mas nós precisamos direcionar primeiro nossa atenção aos que têm mais necessidade de amadurecer a cadeia produtiva”, ressaltou.

Com o apoio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Cooperativa dos Criadores de Galinha Caipira do Estado de Sergipe (Cooavise), foram realizadas reuniões com o coordenador do Rotas, Tiago Araújo. Ele destacou a necessidade de todos os agentes relacionados à área estarem envolvidos para que a rota seja consolidada.

Estruturação da Cadeia Produtiva

 

 

A ideia do novo polo em Sergipe é estruturar a cadeia produtiva da avicultura caipira, desde a produção dos insumos, produção primária, agroindustrialização e comercialização, fomentando o cooperativismo e o associativismo.

“A Rota da Avicultura Caipira é uma rota nova e inédita dentro do programa das Rotas, que busca dar visibilidade a um setor que passa despercebido, mas tem um potencial gigantesco. No semiárido nordestino, a produção de galinha caipira acontece praticamente em cada quintal, então estruturar o setor vai garantir mais rentabilidade para as famílias e agregar mais valor aos produtos”, destacou.

A secretária ainda lembrou que o consumo de produtos caipiras, como ovos e frango, está em alta e conquista o público por ser uma alternativa mais natural e saudável de alimentos que estão sempre na mesa dos brasileiros.

O estado de Sergipe, com suas particularidades regionais, tem demonstrado potencial para a agricultura e pecuária e, por isso, não poderia ficar de fora do processo de expansão da avicultura caipira. Segundo a secretária, é papel do MIDR priorizar o apoio a regiões onde os indicadores socioeconômicos são mais baixos, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio do desenvolvimento regional.

Saiba mais sobre o programa Rotas de Integração

 

 

O Rotas, uma das várias iniciativas do MIDR para promover o progresso regional, visa promover a inclusão produtiva e o desenvolvimento sustentável das regiões brasileiras priorizadas pela Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).

O programa consiste em redes de arranjos produtivos locais associadas a cadeias produtivas estratégicas e, no caso da avicultura caipira, irá gerar oportunidades para a agricultura familiar e para os pequenos produtores rurais.

Ao todo, o programa Rotas de Integração contempla 13 setores produtivos em 78 polos espalhados pelo País, em todas as regiões. No total, até o momento, 18 estados são atendidos pelo programa e mais de 70 mil famílias são beneficiadas.

*Com informações do MIDR

Curta e compartilhe:

Luciana Leão

Leia mais →

One thought on “Rota da avicultura caipira estimula produção e cria novo polo em Sergipe

  1. HUMBERTO BEVILAQUA 11 de outubro, 2024 at 9:29

    Importantíssima iniciativa e o polo regional em Simão Dias-Sergipe, impulsionará a região.
    Parabéns!
    Humberto BevilaquaFilho

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *