A Caixa realizou a transferência de mais de R$ 28 milhões em multas da rede social X, controlada por Elon Musk, para uma conta indicada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A regularização do pagamento permite que a plataforma, bloqueada no Brasil desde 30 de agosto por falta de um representante legal no país, possa ser desbloqueada. A informação foi publicada nesta segunda-feira (7) pelo jornal O Globo.
Os valores transferidos incluem montantes bloqueados da Starlink, outra empresa de Musk, que oferece internet via satélite, além de multas impostas à rede social X. Essas sanções foram aplicadas após o breve retorno da plataforma ao ar no Brasil, contrariando uma decisão judicial, e por desobediência a ordens da Justiça brasileira.
Agora, o STF deve atestar a regularidade da transferência antes de liberar o desbloqueio da rede social no país. Enquanto isso, os advogados da empresa já solicitam o fim imediato das restrições, aguardando a decisão do tribunal para que a plataforma retome suas operações no Brasil de forma definitiva.
RNE