Bahia assina protocolo de intenções para voos diretos entre Porto e Salvador

Redação RNE*

 

 

O Governo da Bahia e a TAP Air Portugal assinaram na noite desta quinta-feira (5) protocolo de intenções para ampliar as possibilidades de novos voos diretos de Salvador para Porto, cidade portuguesa, a partir de 2025.

 

 

O documento foi assinado durante reunião no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador, na presença do governador Jerônimo Rodrigues e secretários estaduais, e tem como objetivo a prospecção de mais turistas europeus para a Bahia, com mais um voo sem escala.

 

 

“O protocolo da nova rota Porto-Salvador vai impulsionar o turismo, atrair mais visitantes europeus e gerar mais oportunidades para a nossa gente. Um avanço que beneficia não só o turismo, mas toda a economia baiana”, assegurou Jerônimo durante o ato de assinatura.

 

 

Dados Embratur

 

 

De acordo com dados da Embratur, Portugal foi o segundo maior emissor de turistas estrangeiros para o Nordeste com chegada pela Bahia nos últimos sete meses. Foram 8.576 visitantes, com crescimento de 11,65% em relação a 2023.

 

 

O secretário do turismo, Maurício Bacellar, explicou que, agora, serão realizados estudos para atender a necessidade dos dois países e dar início aos voos em 2025.

 

 

O novo voo também pode ampliar  o número de turistas espanhóis na Bahia. Segundo o CEO da TAP, Luís Rodrigues o Norte de Portugal tem enorme interesse pelo Nordeste do Brasil e, em particular, pela Bahia. ” A região do Porto está ligada ao Norte da Espanha também, que não tem nenhum grande aeroporto internacional. Portanto há muitos galegos que voam por Porto, e a Galícia tem uma significativa presença na Bahia. Temos aí toda uma área de atração, que, para nós, é fantástica.”, disse Rodrigues.

 

 

A Bahia já tem voos diretos de Salvador para Lisboa e Madri e em outubro dará início aos voos para Paris. De outubro de 2023 a abril deste ano, também esteve em teste os voos diretos de Varsóvia, na Polônia, para a capital baiana. O estado recebeu sete mil poloneses durante o período.

 

 

*Com informações do Governo da Bahia

Curta e compartilhe:

Redacao RNE

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *