Por Walter Santos
O fim de semana chega no estado da Paraíba contabilizando os efeitos da importante presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não só no plano administrativo, apresentando obras e serviços relevantes, como Acauã-Aracagi, mas sobretudo, no plano político – eleitoral.
Objetivamente, Lula revelou de voz própria em entrevista ao MaisPB, que não se empenhará em diversas campanhas eleitorais no País, incluindo João Pessoa, sob argumento de que entende e compreende as disputas entre aliados, portanto, conviverá com o processo à distância sem fazer comício, como fez em 2012 vindo ao bairro de Mangabeira pedir voto para Luciano Cartaxo.
Agenda diferenciada
A programação de eventos em João Pessoa do presidente Lula evidenciou concretamente seu reforço de relacionamento com o governador João Azevêdo selando pacto de reciprocidade a respeitar, inclusive a pauta política em João Pessoa.
Na prática, a agenda de Lula significou a implosão tática em torno de Luciano porque o presidente peitou a tentativa dele se dedicar à campanha de Luciano, tanto que pessoalmente ele disse que não vai se envolver como antes na disputa do PT na capital.
A noite da quinta-feira, aliás, cuspiu fogo nas ligações telefônicas entre João Pessoa – Brasília – João Pessoa.
Isto, em síntese, fulmina com as pretensões do ex-prefeito e do ex-governador Ricardo Coutinho em 2024, pois ambos saem muito fragilizados na atual campanha, cujos efeitos ainda ressoam com a pesquisa QUAEST/TV Cabo Branco dando Cícero com 53% a 12% a favor de Luciano.
Outros diálogos
Lula está focado nos 2 anos e alguns meses restantes no mandato, tanto que, por conviver com a minoria do PT no Congresso Nacional, tem gerado diálogo com parlamentares do Centrão. Não é à toa que chegou na Paraíba com vários senadores e deputados federais sem a presença de Luiz Couto, do PT. Este conjunto de fatores termina favorecendo a reeleição de Cícero Lucena, que não participou da agenda.
Aliás, Luiz Couto chegou atrasado na solenidade do Teatro Pedra do Reino.
Sementes do Futuro
O presidente Lula nos recepcionou na sexta-feira quando de sua presença no almoço do Gulliver Mar chamando seu Chefe de Cerimonial para abrigar na agenda futura a possibilidade de estar presente em dezembro na Capital paraibana para participar do Fórum “SEMENTES DE FUTURO” – iniciativa da Revista NORDESTE e CEPLAN Consultoria liderado pela professora e economista Tânia Bacelar.
São 18 projetos disruptivos, inovadores e de vanguarda dos 9 estados que vão comemorar 18 anos da Revista NORDESTE. Lula se impactou com as edições da Revista NORDESTE.
Última
“O olho que existe/ é o que vê”