Teto do Santuário do Morro da Conceição, no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, desabou na tarde desta sexta-feira (30), deixando duas pessoas mortas. Segundo reportagem do G1 e portal CBN equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu estão no local para atender o incidente.
Informações atualizadas pela Prefeitura do Recife apontam que 24 pessoas ficaram feridas. As vítimas fatais foram um homem e uma mulher já identificadas: Maria da Conceição Franca Pinto, de 68 anos, e Antônio José dos Santos, 54 anos. Os feridos foram levados para unidades de saúde que ficam nas proximidades do santuário.
Ainda não há informações sobre o que teria causado o incidente. Equipes de profissionais de Perícia Técnica realizam vistoria no local para dar início as investigações.
Estrutura
A estrutura do Santuário recebeu há seis dias placas solares acopladas ao teto, mas não existe ainda informações se há alguma correlação com o incidente. Um engenheiro que pediu ao site da revista NORDESTE para não ser identificado avalia que “ventos tipo rajada (normais em agosto) associados com sobrecarga (painéis solares) podem levar ao “stress” e rompimento da estrutura”.
No momento do desabamento, acontecia uma ação de entrega de cestas básicas para a comunidade, o que ocorre todas as sextas-feiras. Em imagens compartilhadas nas redes sociais é possível ver que toda a estrutura caiu por cima dos assentos da igreja.
Assista o momento quando o teto desaba:
Apoio
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, que estava fora da capital no momento do acidente se pronunciou por meio de nota sobre o acidente, reforçando que as equipes de segurança já foram acionadas para o resgate e atendimento imediato das vítimas. Também pontuou que o “espaço de fé é importante para os pernambucanos”. No início da noite, desta sexta-feira, cancelou sua agenda no interior e retornou ao Recife para acompanhar de perto a tragédia que assolou a capital pernambucana.
O prefeito do Recife, João Campos, afirmou que está acompanhando de perto as ações de suporte ao incidente na Igreja do Morro da Conceição, assim como a vice-governadora Priscila Krause, que esteve no local na tarde desta sexta-feira.
Em nota, no final da tarde desta sexta-feira a Prefeitura do Recife decretou luto oficial de três dias pela tragédia no Santuário do Morro da Conceição
O santuário é o espaço utilizado para a celebração de missas e cerimônias religiosas. Muitos fiéis comparecem ao local diariamente para fazer orações e pagar promessas. A arquitetura do Santuário é feita com paredes de vidro, o que permite a visão de dentro e de fora da igreja do monumento de Nossa Senhora da Conceição, que é padroeira afetiva do Recife.
*Redação RNE com informações da CBN Recife e portal G1, matéria atualizada às 19h41