Com objetivo de ampliar o acesso ao crédito de micro, pequenas e médias (MPME), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) realizou o credenciamento da Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado do Piauí (BADESPI), permitindo, assim, que a Agência passe a realizar operações de repasse de recursos do BNDES.
BADESPI se une ao grupo de mais de 80 agentes financeiros – bancos comerciais, bancos de desenvolvimento, bancos cooperativos, cooperativa de crédito – autorizados a operar com as soluções de crédito do BNDES. Em 2024, até setembro, esse grupo de instituições foi responsável por cerca 261 mil operações aprovadas para MPME, que somaram mais de R$ 62 bilhões, o que representou cerca de 95% do total aprovado para empresas desse porte pelo BNDES.
“O credenciamento da Agência do Piauí é de grande importância para reforçar o apoio do BNDES à região Nordeste, em especial aos pequenos empreendedores. Expandir o crédito e oferecer novas oportunidades de crescimento são nossas prioridades”, disse a diretora de Crédito Digital para Micro, Pequenas e Médias Empresas do BNDES, Maria Fernanda Coelho.
Sobre o BADESPI
A atuação da BADESPIé voltada para o desenvolvimento econômico e social do estado, especialmente por meio de apoio financeiro a pequenos e médios negócios locais.
A agência fornece linhas de crédito com condições facilitadas e suporte técnico para empreendedores, com o objetivo de estimular o crescimento de empresas que impactam positivamente a economia e geram empregos. Sua missão inclui promover a inclusão financeira e o fortalecimento de setores estratégicos para o Piauí, buscando sempre um impacto positivo e sustentável na comunidade.
“Este é um marco significativo para a nossa instituição e, sobretudo, para o fortalecimento do acesso ao crédito em nossa região. Esse credenciamento representa muito mais do que uma conquista institucional; ele reforça o compromisso da BADESPI em viabilizar recursos acessíveis e promover oportunidades de crescimento para os empreendedores piauienses. Acreditamos que as MPMEs são um dos motores mais potentes para a geração de emprego, renda e inovação”, disse o presidente da BADESPI, Feliphe Araújo.
*Com informações da Agência de Notícias do BNDES
Foto: Maria Fernanda Coelho diretora de Crédito Digital para Micro, Pequenas e Médias Empresas do BNDES. Foto: Anderson Stevens/Divulgação BNDES