A APM Terminals Suape, primeiro terminal de contêineres 100% eletrificado da América Latina, lançou, nesta sexta-feira, 22, sua pedra fundamental no Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros (Suape), em Pernambuco.
Com investimento de R$ 1.6 bilhão já na primeira fase, o terminal acelerará o desenvolvimento da região, pois além de gerar cerca de 300 empregos diretos e 2 mil indiretos, fortalecerá a conexão de Pernambuco com outros portos internacionais, além de apresentar iniciativas pioneiras em sustentabilidade portuária.
O Terminal de Uso Privativo é um dos três projetos em implantação da APM Terminals no mundo, empresa com mais de meio século de atuação, presente em 33 países.
De acordo com Leo Huisman, diretor-presidente da APM Terminals Américas, o investimento antes da demanda é essencial para o futuro crescimento. O novo terminal criará oportunidades significativas para o Nordeste.
“Este desenvolvimento proporcionará aos importadores e exportadores mais opções. Com o início das operações do terminal previsto para 2026, expandiremos as janelas de atracação para nossos clientes, permitindo que eles introduzam novos serviços que conectam Pernambuco a vários portos globais”.
Presente à cerimônia, o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou a importância do investimento para fortalecer o Porto de Suape.
“Nossa meta é fazer Suape crescer 5% neste ano; gerando mais empregos e renda para os pernambucanos. É compromisso do presidente Lula”, reforçou Silvio Costa Filho.
Para a governadora Raquel Lyra, o novo terminal vai permitir que o Porto de Suape possa receber ainda mais carga, o que garante novos negócios para Pernambuco, com a possibilidade de ampliação das exportações. A gestora estadual lembrou a localização privilegiada de Suape, o que lhe concerne mais competitividade.
“Suape já está situado em uma localização privilegiada e é um dos maiores portos públicos do país, ganha mais competitividade, ampliando sua liderança no Nordeste. Tamanho investimento vai gerar empregos, diretos e indiretos, além de contribuir para o desenvolvimento do Estado. É uma iniciativa que dialoga com outras ações que estão sendo realizadas com o objetivo final de melhorar a qualidade de vida da nossa gente”, comemorou a governadora Raquel Lyra.
Fases
Daniel Rose, diretor-presidente da APM Terminals Suape e Pecém, ressalta a importância das etapas anteriores do projeto e próximos passos.
O diretor lembrou que a primeira fase foi a maior obra de demolição do estado de Pernambuco, com duração de 222 dias.
“Recentemente investimos R$241 mi em equipamentos modernos para consolidar o projeto e reforçar o nosso compromisso em liderar a modernização do setor portuário no Brasil. A próxima fase será a escolha das empresas que serão responsáveis pela construção do cais, pátio e prédios. Vale ressaltar que com o início das operações ampliaremos a capacidade de movimentação de contêineres em 55%”, acrescentou.
“Suape merece a instalação de um segundo terminal de contêineres. O empreendimento da APM Terminals vai garantir eficiência e proporcionar mais competitividade, possibilitando a inclusão do porto em novas rotas internacionais e trazendo o que há de mais moderno em movimentação portuária, a exemplo das operações eletrificadas. Esse terminal será o primeiro 100% elétrico da América Latina. É um diferencial e tanto para nós. É mais uma iniciativa que dialoga com os projetos sustentáveis que estão sendo desenvolvidos para ampliar nossas atividades em consonância com a proteção do meio ambiente”, afirma o diretor-presidente do Porto de Suape, Marcio Guiot.
Sobre a APM Terminals
A APM Terminals desenvolve e opera terminais avançados de contêineres em todo o mundo e vem elevando os padrões do setor há mais de meio século.
A empresa é uma divisão independente da A.P. Moller-Maersk e tem instalações em 60 locais importantes em 33 países do mundo, com vários em desenvolvimento.
A APM Terminals emprega aproximadamente 22.000 pessoas e, em 2023, houve 27.000 escalas de navios em seus terminais.
*Com informações da APM Terminals